Faculdade de Juazeiro do Norte
Formando os melhores profissionais

A FJN

A FJN

A Faculdade de Juazeiro do Norte (FJN), mantida pela Sociedade Colégio Cultural Módulo Sociedade Civil Ltda., obteve seu credenciamento a partir da portaria ministerial nº 3.763 de 12 de dezembro de 2003. Seu campus fica situado em um dos locais mais acessíveis da cidade de Juazeiro do Norte, no bairro São Miguel, totalmente apropriado e planejado de modo a propiciar aos seus discentes e docentes um excelente local de estudo e trabalho.

Desde a sua criação, a FJN vem consolidando algumas vocações, em função do contexto onde desenvolve suas atividades e, também, pelas opções feitas ao longo de sua história. Por isso, a FJN estabeleceu uma visão e uma missão que procuram envolver as principais questões regionais mais próximas e algumas questões remotas, sem perder de vista suas vocações institucionais, já consolidadas.

A FJN tem por missão:

“Produzir e disseminar o conhecimento nos diversos campos do saber, contribuindo para o exercício pleno da cidadania, priorizando uma formação humanista, crítica e reflexiva, preparando profissionais competentes e atualizados para ingressarem no mundo e contribuindo para a melhoria das condições de vida da população, da sociedade, do desenvolvimento da Região do Cariri, do Estado do Ceará e do País.”

A FJN tem como visão:

“Ser reconhecida como referencial de excelência no ensino, por seus membros e pela sociedade em geral”.

A FJN tem o compromisso de formar profissionais de nível superior comprometidos com a transformação do seu meio de atuação, promovendo a melhoria das estruturas socioculturais e concorrendo para elevar os indicadores sociais da região. Desta forma, os formados, nas diferentes áreas do conhecimento, são estimulados a cultivar o conhecimento universal e, sobretudo, a conhecer os problemas regionais inseridos nos diversos setores profissionais.

As práticas de ensino da FJN são regidas por diretrizes pedagógicas e metodológicas que compreendem o processo de construção do saber articulado com o fazer, bem como as Políticas de Ensino, que são caracterizadas pelo delineamento de projetos pedagógicos que contemplem a junção das práticas de ensino, da pesquisa científica e das atividades de extensão. Na FJN, em todos os cursos de graduação e pós-graduação que ministra, as práticas de ensino elaboradas pelo Corpo Docente são pautadas pela aplicabilidade do saber científico, na melhoria da vida cotidiana do cidadão e da comunidade onde se insere.

Um ensino voltado para a formação profissional e técnica não seria suficiente para apresentar soluções inovadoras para os problemas sociais que afligem o estudante egresso desta Instituição de Ensino Superior, valorizando a formação integral do alunado. A FJN pratica, a partir de suas políticas de ensino, a busca pela formação de um corpo discente que seja competente e capacitado no âmbito profissional; curioso, criativo e criterioso no campo das pesquisas científicas; e, ainda, ético e comprometido com a transformação social da sua realidade individual, mas também da realidade coletiva da comunidade de origem.

Assim, em todos os cursos de graduação, pós-graduação e cursos de extensão ofertados pela IES, contempla-se o tripé da educação do ensino superior, constituído de ensino, pesquisa e extensão de maneira a dotar o estudante de valores profissionais, científicos e morais que elevem sua formação humana, ultrapassando a ideia imediatista de formar profissionais competentes para o mercado de trabalho. Ao perseguirem a qualidade máxima nas práticas de ensino da IES, os dirigentes e o corpo docente da FJN estão investindo mais do que apenas na formação profissional do seu corpo estudantil, mas na formação das gerações de trabalhadores e cidadãos que poderão transformar a realidade do país.