Faculdade de Juazeiro do Norte
Formando os melhores profissionais

Acadêmicos de Farmácia promovem atividades em instituições de Juazeiro do Norte

Publicado em: Novidades
Data de publicação: 10/05/2018

A proposta do curso de Farmácia tem sido fortalecer os pressupostos da Diretriz Curricular Nacional no que diz respeito a execução de estratégias para a formação, centradas na aprendizagem do estudante.  Dentro desse contexto, é defendido que saúde e educação são componentes que sempre dependem um do outro no cotidiano dos sujeitos. 

Os alunos do 6º semestre do curso de Farmácia realizaram, no período da tarde, atividades no Centro de Referência de Ação Social Jardim Gonzaga. As atividades envolveram medição de glicemia e orientação sobre uso racional de medicamentos e plantas medicinais, aproveitando que este tema estava sendo comemorado no dia 5 de maio.

Dentro da programação da disciplina de Citologia Clínica, os alunos do 8º semestre realizaram uma ação Educativa em um colégio particular da região sobre os temas de HPV e câncer de colo do útero, destacando a importância da vacina. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, o câncer do colo do útero, também chamado de cervical, é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano –  HPV (chamados oncogênicos). É o terceiro tumor mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama e do colorretal, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

Para o Professor Alberto Malta Junior, Coordenador do curso de Farmácia, é preciso disseminar informação entre os jovens para fortalecer a cultura de prevenção e atividades como essa contribuem para isso. Além disso, esse tipo de atividade apoia a aprendizagem dos alunos para que eles possam refletir sobre o problema e promover intervenções no futuro.

1-2 1-3 1-4 1-1