Congresso Científico de Juazeiro do Norte

Data de publicação: 30/09/2019

O Congresso Científico de Juazeiro do Norte passa a integrar o calendário acadêmico desta Instituição, com o objetivo de divulgar e disseminar conhecimentos produzidos nas áreas exatas, humanas e saúde, para ensejar uma maior integração entre professores, alunos e a comunidade regional.

No foco dessa atenção está o estudante que ingressou no ensino de terceiro grau, pleiteando a sua capacitação profissional, técnico-científica, previamente estabelecida pela escolha que realizou.

Em parte, o sucesso dessa escolha se vincula aos seus interesses, habilidades, os traços de personalidade, os valores e expectativas individuais em relação ao futuro profissional e a maturidade para realizar a escolha da atividade de trabalho.

Em verdade, isso é apenas parte dessa caminhada que o discente percorre na sua trajetória universitária que, no foco da questão se depara com a grade curricular específica da carreira escolhida.

Outro lado fundamental e parcialmente complementar a esse sucesso almejado pelo aluno reside na sua vinculação a programas de iniciação científica mantidos pelas instituições. Por tais programas, o aluno ingressa na pesquisa científica, agregado a grupos e laboratórios, com o propósito de mergulhar mais fundo em questões relevantes de sua área de trabalho, com as quais aprimora a sua visão de mundo, o seu instrumental analítico de reflexão sobre os problemas vividos pela sociedade.

Na iniciação científica estabelece-se um projeto de trabalho de investigação com o qual o estudante-pesquisador, devidamente acompanhado e assistido por um professor orientador, trabalha experiências no domínio teórico, bem como no desenvolvimento de ações psicomotoras que o habilita a sistematizar ideias e referenciais teóricos que lhe proporcionam a síntese de experiências e observações que vão desembocar na escrita científica, com redação de artigos, monografias, na participação de eventos e nas oportunidades de relacionamento institucional com empresas de fomento estatal e a iniciativa privada.

Devemos dar uma ênfase particular ao fato de que a iniciação científica é igualmente uma grande oportunidade para o aperfeiçoamento do estudante no campo ético. Por isso mesmo, vemos com particular interesse que a iniciação científica, tanto quanto o domínio do conhecimento científico, também enseje um expressivo treinamento do formando nos campos da ética e da moral, de maneira a somar-lhe expressivos valores da sua formação, tanto científica quanto cidadã.

O Congresso Científico de Juazeiro do Norte proporcionará significativas oportunidades de troca de experiências e informações entre profissionais, estudantes, pesquisadores, IES, órgãos colegiados e a comunidade em geral, articulando o processo de ensino-aprendizagem com ênfase na pesquisa, focados todos no relevo em que situamos as inovações que emergem de conteúdos científicos e tecnológicos, à disposição do desenvolvimento regional, através do empreendedorismo tão candente no perfil de sua gente.