Faculdade de Juazeiro do Norte
Formando os melhores profissionais

Curso de Farmácia entrega materiais para uso do SUS em Juazeiro do Norte

Publicado em: Novidades
Data de publicação: 06/11/2018

O Curso de Farmácia da Faculdade de Juazeiro do Norte tem como um de seus pressupostos uma formação centrada no cuidado à saúde do indivíduo, da família e da comunidade. Recentemente, professores e alunos desenvolveram, em parceria com Farmacêuticos da Secretaria Municipal da Saúde de Juazeiro do Norte, dois guias de consulta rápida para profissionais da saúde: Guia de Medicamentos Essenciais e outro sobre Medicamentos do Componente Especializado no Sistema Único de Saúde. Esses materiais foram elaborados para serem entregues na rede das unidades da Estratégia de Saúde da Família de modo a facilitar o acesso à informação sobre os medicamentos que existem na rede SUS da cidade.

Os Guias foram entregues em dois momentos: primeiro para a Secretária Municipal da Saúde, Francimones Rolim e o Excelentíssimo Prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra; e em um segundo momento para as técnicas da Coordenação da Atenção Básica da Secretaria Municipal da Saúde. 

O coordenador do curso de Farmácia, professor Alberto Malta Junior, entende que esse é um bom exemplo que deve pautar a relação ensino e serviço na FJN. “A relação entre o curso de Farmácia da FJN e a Secretaria Municipal da Saúde deve ser sempre uma relação de ganha-ganha, onde buscamos privilegiar a formação e ao mesmo tempo preencher demandas da Secretaria”, afirma.

Isso foi possível porque o curso possui o Estágio Supervisionado I – Saúde Pública que busca educar os sujeitos para as demandas do Sistema Único de Saúde. O estágio tem sido conduzido de forma a dar suporte às demandas do SUS, especialmente na Assistência Farmacêutica, mas também em outros assuntos.