Faculdade de Juazeiro do Norte
Formando os melhores profissionais

Curso de Farmácia participa de mobilizações sobre o Uso Racional de Medicamentos

Publicado em: Novidades
Data de publicação: 09/05/2018

Recentemente, as Secretarias Municipais de Saúde das cidades de Jardim, Juazeiro do Norte e Barbalha fizeram mobilizações sobre temas ligados a saúde e priorizaram a Campanha Nacional pelo Uso Racional de Medicamentos, estimulada pelo Conselho Federal de Farmácia, Conselho Regional de Farmácia e outras entidades. Os eventos buscaram sensibilizar a comunidade quanto a esse problema. Os alunos e professores do curso de Farmácia da Faculdade de Juazeiro do Norte estiveram presentes em todas as cidades e apoiaram a campanha.

A OPAS/OMS considera  que o paciente recebe o medicamento correto para suas necessidades clínicas, nas doses individualmente requeridas para um adequado período de tempo e a um baixo custo para ele e sua comunidade. Atualmente, há um cenário complexo envolvendo o uso irracional de medicamentos por prescritores e consumidores que precisam de diferentes intervenções.

Além das orientações através de painéis e materiais impressos, o coletor de medicamentos vencidos da FJN foi emprestado para os municípios para fortalecer a campanha. O Coordenador do curso de Farmácia, Alberto Malta Junior, parabenizou as Secretarias de Saúde pelo movimento em favor do uso racional e comentou que a participação dos discentes e docentes do Curso é resultado de uma articulação entre ensino e serviço que precisa ser constante. “Isso traz benefícios para o serviço, para o ensino e no caso dessa campanha, para a comunidade”, disse o Coordenador.

Ele disse ainda que o aluno do curso de Farmácia da FJN está cada vez mais engajado nas demandas sociais da comunidade e que isso é um ponto forte para o curso. “Precisamos formar profissionais preparados para propor soluções para os problemas sociais”, afirma.

O Dia do Uso Racional de Medicamento está calendarizado no Projeto Pedagógico do Curso de Farmácia. Ainda no mês de maio, esperam-se outras ações organizadas especialmente pelos alunos e professores do Estágio de Saúde Pública.