Faculdade de Juazeiro do Norte
Formando os melhores profissionais

Cursos da Saúde da FJN realizam primeira oficina sobre Projeto Terapêutico Singular e Educação Interprofissional

Publicado em: Novidades
Data de publicação: 10/05/2018

2-1

O advento da inauguração do Centro de Empreendedorismo e Inovação (CEI) na Faculdade de Juazeiro do Norte – FJN abriu uma série de possibilidades para a formação dos estudantes. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a educação interprofissional ocorre quando estudantes de duas ou mais profissões aprendem sobre os outros, com os outros e entre si para possibilitar a colaboração eficaz e melhorar os resultados na saúde.

Os Coordenadores dos cursos da Saúde da FJN já vinham discutindo a possibilidade de promover essa formação com a inauguração da Farmácia Universitária e o Ambulatório de Enfermagem, os quais se juntaram à Clínica de Nutrição. Têm-se agora profissionais dos três cursos atuando em equipamentos de educação que foram criados para uma melhor formação. A proposta pensada para promover a integração foi a criação do Projeto Terapêutico Singular (PTS), ferramenta que promove um olhar diferenciado sobre o cuidado com os pacientes.

A oficina, que foi organizada para Preceptores da saúde que atuam no CEI, oportunizou um olhar ampliado sobre o PTS e convidou os participantes a refletirem sobre o cuidado com as pessoas, para a educação dos alunos e para qualificação do ensino. De acordo com a Coordenadora do curso de Enfermagem, Profa. Sabrina Martins, “o aluno precisa ver na prática as intervenções humanizadoras do cuidado. E o PTS promove isso”.
A oficina, facilitada pelo Professor e Coordenador do curso de Farmácia, Alberto Malta Junior, buscou também enfatizar as estratégias que consideram a colaboração interprofissional na educação e na prática como um meio inovador que desempenhará um papel importante na redução da crise mundial na força de trabalho em saúde.

A partir de agora, as Preceptoras presentes assumiram compromisso de construir um projeto que será orientador da condução do PTS e que beneficiará a população do bairro.

2-2