Faculdade de Juazeiro do Norte
Formando os melhores profissionais

Do universal ao regional: abertura da X SIC recebe José Roberto Nogueira, fundador da Brisanet

Publicado em: Galeria de Fotos, Novidades
Data de publicação: 25/10/2018

A Faculdade de Juazeiro do Norte – FJN realizou, ontem (24), no espaço Solarium, a abertura de um dos maiores eventos científicos e acadêmicos do interior do Ceará: a X Semana de Iniciação Científica – SIC 2018. Com o tema “Do universal ao regional: mentes e mãos para o desenvolvimento”, a solenidade contou com a presença de professores, colaboradores e discentes para receber o palestrante da noite: José Roberto Nogueira, fundador da Brisanet.

O empresário convidado dividiu sua fala em três etapas: sua história de vida, a criação e a evolução da Brisanet e o desenvolvimento da agricultura a partir da empresa Nossa Fruta Brasil. Segundo ele, um evento como este é uma excelente iniciativa da faculdade, pois busca empreendedores que são da região e podem colaborar contando sua história de vida e suas dificuldades. “Eu acredito que essa diversidade de palestras traz uma visão de futuro, mostra tendências. Hoje, as pessoas têm que se preparar e ter o melhor conhecimento de como vai ser no futuro”, reitera.  

Este ano, a SIC bateu recordes: foram mais de 1000 alunos de ensino médio, graduação e pós-graduação inscritos, com mais de 900 resumos aprovados para apresentação e que serão publicados em anais do evento. Para a diretora acadêmica da FJN, Milana Drumond, isso reflete o avanço que a faculdade tem tomado na pesquisa nesses últimos anos: “Cada vez mais estamos consolidando o tripé da educação superior: ensino, pesquisa e extensão. O que todos nós esperamos desta semana é respirar ciência, levando para toda a comunidade acadêmica o compromisso da FJN com a ciência na região do Cariri e no Brasil”.

Para a estudante Yasmim Mota, do 6º semestre de Nutrição, a SIC é de extrema importância para a comunidade acadêmica inteira. “Os estudantes aprendem mais sobre a área científica no geral e os professores são instigados a produzirem e incentivarem os alunos”, afirma.

Na abertura foram divulgados também os resultados dos concursos de fotografia e de literatura cordel: Indra Nogueira Nunes levou o primeiro lugar com a fotografia “Feitos de sol”, e Fernanda da Silva Alves foi vencedora com o cordel “Comida: do regional ao universal”.

A semana se encerra no sábado (27) e até lá os participantes poderão usufruir de uma programação variada, com palestras, mesas-redondas, oficinas e apresentação de trabalhos científicos. Confira aqui a programação completa.

Conheça mais sobre o nosso palestrante

José Roberto Nogueira nasceu em 1965 na cidade de Pereiro (CE). Aos 21 anos, partiu para São José dos Campos, em São Paulo, onde trabalhou na Embraeur. Trabalhou também na venda de equipamentos eletrônicos para os colegas, montando posteriormente seu próprio negócio em 1989: uma loja de vendas e manutenção de computadores. Seu grande sucesso foi a criação da Brisanet, que em 2010 já era a maior operadora de internet a rádio do Brasil. Eram mais de 30 mil clientes em 150 cidades do interior do Nordeste. Em 2018, a empresa oferece, além da conexão à rede, televisão a cabo e linhas telefônicas para mais de 100 mil clientes, com preços bem mais acessíveis para a população.