Estágio de Farmácia contribui com a gestão da Assistência Farmacêutica em Altaneira-CE


Data de publicação: 26/06/2019

A discente Simone Pereira de Sousa Caldas terminou recentemente o último estágio do curso de Farmácia da FJN. Ela escolheu o estágio em Saúde Pública no município de Altaneira-CE por conta do seu interesse em trabalhar nesta área. Entre as várias atividades realizadas, ela publicou um livreto contendo orientações para os profissionais da saúde daquele município sobre a logística dos medicamentos do componente especializado. 

Iniciando o estágio em fevereiro, Simone logo percebeu que um dos problemas vividos era a falta ou a insuficiência de informações sobre o que eram os “medicamentos de alto custo”, terminologia que foi abandonada pelo Sistema Único de Saúde. “Havia muita confusão por parte dos pacientes e até dos profissionais”, relatou a aluna. 

Discutindo o problema com o professor do estágio, Alberto Malta Junior, eles perceberam, junto com o farmacêutico do município, Alisson Nery, a necessidade da publicação do livro e sua distribuição nas unidades de saúde. Simone aproveitou o momento para sensibilizar pessoas chave da gestão, que participam do controle social divulgando o livreto publicado. Assim, foram sensibilizadas a coordenadora do Hospital, Meirislene, o prefeito Francisco Dariomar, entre outras pessoas, como o João Alves, repórter da Rádio Altaneira FM. Simone acredita que essa foi uma pequena ação, mas que muito contribuiu para a compreensão sobre a aquisição e dispensação desses produtos. “O trabalho de disseminação de informação deve continuar”, complementa.

O professor Alberto comemorou o resultado: “Contribuímos para a gestão da Assistência Farmacêutica no município, apoiamos o desenvolvimento 
de competências da estagiária e continuamos a dar exemplo de apoio ao desenvolvimento da região do Cariri, que é a missão da Faculdade de Juazeiro do Norte. Esse tipo de ação também é um elemento para conectar a educação universitária com o mundo do trabalho. Acredito que, engajando nossos estudantes nesse contexto, estaremos apoiando a formação de profissionais que possam fazer a diferença”.