Faculdade de Juazeiro do Norte
Formando os melhores profissionais

FJN celebra 43º aniversário do Instituto Cultural do Vale Caririense e inaugura biblioteca

Publicado em: Galeria de Fotos, Novidades
Data de publicação: 22/09/2017

Juazeiro do Norte é um celeiro de histórias repassadas a cada geração por seus filhos cidadãos. Conhecida no mundo todo, a Terra do Padre Cícero carrega no seu desenvolvimento um acervo cultural que impressiona e conquista. Na literatura, não podia ser diferente, já que gerou artistas tão renomados como o príncipe dos poetas, Pedro Bandeira. Entretanto, a desvalorização da leitura ainda ganha destaque, mas o sodalício responsável pelo Instituto Cultural do Vale Caririense luta, há 43 anos (completos no dia 22 de setembro de 2017) para mudar essa visão.

Com o apoio da Faculdade de Juazeiro do Norte – FJN, o grupo, presidenciado por Diana Barbosa e com membros como Renato Casimiro, Socorro Gondim, Rosário Lustosa e o próprio poeta supracitado, reinaugurou hoje, em celebração ao aniversário do Instituto, a reinauguração da Biblioteca, nomeada Humberto Bezerra, em homenagem ao coronel e ex-prefeito da cidade.

A ideia de ceder o espaço para a Biblioteca adveio do diretor geral da Faculdade, José Marcondes Landim, que reconhece a relevância do ambiente. “Alguns aqui são meus amigos, outros foram meu professores. Por isso, a gente agradece a vinda do instituto para dentro da FJN, porque uma das nossas metas é zelar pelo patrimônio cultural da nossa cidade e da nossa região. Não é a toa que escolhemos para nome da nossa instituição de Juazeiro do Norte – temos nome, sobrenome e endereço”, afirmou.

“Espero que sejamos todos nós produtivos ocupando esse espaço, para que volte aquela fase maravilhosa onde se produziu tantos livros. Vamos encher ainda mais essas prateleiras. Aos mantenedores da FJN e ao diretor, coordenadores e colaboradores, vamos aproveitar esse ato generoso que nos confere a utilização dessa sala”, agradeceu o professor Renato Casimiro.

O evento ainda recebeu personalidades como Maria Gomide, representando a Secretaria de Cultura, Demontier Agra, vereador, Carmem Lúcia, representando a Secretaria de Educação e diversos outros convidados, que puderam aproveitar do coffee break ao final. A Biblioteca Humberto Bezerra ficará localizada no prédio do CEI – Centro de Empreendedorismo e Inovação da FJN, na Rua Conceição.

“Eu, como poeta e participante do ICVC, me sinto envaidecido, agradecido e reconhecido, aplaudindo para sempre o gesto simpático, cultural, intelectual e literário da Faculdade de Juazeiro do Norte”, enfatizou Pedro Bandeira.