FJN incentiva alunos a participarem de Programas de Residência


Data de publicação: 26/06/2019

O curso de graduação é um primeiro caminho para a formação profissional.  Entretanto, as novas demandas em torno da formação profissional impostas pelos desafios do mundo do trabalho pedem que o profissional vá adiante e busque direcionamentos, especialmente nos cursos de pós-graduação.

A residência profissional é uma modalidade diferenciada de formação que busca favorecer o encontro entre conhecimentos teóricos e práticos de uma maneira muito dinâmica. Além disso, promove uma forte articulação entre o ensino, a aprendizagem e os serviços, formando profissionais mais bem preparados para atuarem em determinado contexto.

A FJN incentiva e apoia a participação de seus estudantes em programas como este. Como exemplo, recentemente, a coordenação do curso de Farmácia visitou egressos da FJN em programas de residência do Ceará: as farmacêuticas Geórgia Clemente (Residente pela Escola de Saúde Pública no Instituto Dr. José Frota – IJF), Ingrid Lima (Residente pela Universidade Federal do Ceará – Hospital Universitário Walter Cantídio) e, no Crato, Monyelle Oliveira e Nathalie Peixoto Rats (ambas residentes pela Universidade Regional do Cariri – Residência Multiprofissional).

Os cursos da saúde propõem ao estudante que ele reflita sobre a área em que mais tem alinhamento para que possa dar continuidade após a graduação. Em suma, na residência, o aluno tem a oportunidade de aplicar os estudos em prática com a comunidade. “Além de estudar e trabalhar, o estudante ainda recebe um pagamento por isso. Considero os programas de residência uma estratégia fantástica de aprendizagem”, conclui o coordenador do curso de Farmácia, Alberto Malta Junior.