Faculdade de Juazeiro do Norte
Formando os melhores profissionais

Ciências Contábeis

Coordenador: Juliana Coelho Andrade

O objetivo é atingir, fundamentalmente, os seguintes pontos: embasamento técnico científico que proporcione condições para a realização de escrituração contábil, estruturação de controle e análise de aplicação das técnicas que constituem os sistemas de contabilidade e ainda preparar o aluno para as funções de auditor, de perito judicial e de programador orçamento de uma entidade. O contador deve ser um profissional que tenha uma grande capacidade para pesquisar, analisar e discernir, a par de muito bom senso, já que ele é, no sentido mais lato da palavra, o responsável por todo o sistema de informações econômico-financeiras e patrimoniais de uma entidade. Para tal, deverá possuir sólida e eclética formação cultural, uma vez que os relatórios e pareceres contábeis constituem os elementos básicos para a tomada de decisões em uma entidade privada ou pública.

Oferecer ao discente, conhecimentos teórico - práticos e habilidades técnicas inerentes à profissão que o torne capaz de produzir informações econômicas, sociais e financeiros auxiliando diversos usuários das informações contábeis na maximização de seus modelos de planejamento e tomada de decisão no que tange o registro e controle do patrimônio das entidades e suas mutações.

COMPETÊNCIAS
A Faculdade de Juazeiro do Norte proporcionará aos seus formandos do curso de graduação em Ciências Contábeis as mais amplas condições de concluir sua formatura com as seguintes características comportamentais e funcionais:

CRIATIVIDADE
Expressa na capacidade de solucionar situações inesperadas e fora dos padrões normais;

ÉTICA
Compreensão e respeito nas relações humanas, nas relações de trabalho, dentro de uma visão-de-mundo cristã;

CONSCIÊNCIA SOCIAL
Percepção do valor, do lugar e da função do coletivo face ao que é individual;

VERSATILIDADE
Enfrentar situações novas, usando conhecimentos básicos e criando novas formas de solução;

EMPREENDEDORISMO
Ter espírito de liderança em ações e negócios, sobressaindo-se pela consistência e oportunidade de soluções responsáveis e inovadoras;

VISÃO HUMANISTA
Sólida formação calcada nas Humanidades, num enfoque de absoluto respeito às manifestações individuais e coletivas do ser humano.

HABILIDADES
Os egressos do curso de Ciências Contábeis deverão ter a instrumentalidade resumida no item das Finalidades, estando preparados para o processamento de atos e fatos contábeis, bem como orientar as empresas na tomada de decisões importantes para seu fortalecimento.

O Estágio Curricular é importante meio de o formando iniciar-se nas práticas pré-profissionais, como treinamento de suas habilidades.
Área de Atuação
I - Empresas, mantendo em dia o registro de sua vida comercial e fornecendo informações sobre suas condições e atividades contábeis;
II - Nos escritórios de Contabilidade, classificando, registrando e analisando os dados financeiros e econômicos das empresas;
III - Nos escritórios de advocacia, tabulando cálculos sobre impostos, tributos etc., objeto de pendências judiciais;
IV - Nas secretarias de governo, ordenando a contabilidade pública;
V - Em assessoria e consultoria sobre questões contábeis.

É a área que cuida das contas de uma empresa, por meio do registro e do controle das receitas, das despesas e dos lucros. O contador coordena e controla os registros de negócios de uma empresa (compras, vendas, investimentos e aplicações), de modo a dar uma visão precisa de seu patrimônio. Ele interpreta eventos econômicos e fornece informações aos dirigentes da companhia para que tomem decisões sobre o negócio. Registra os fatos e atos administrativos e responsabiliza-se pelo pagamento de tributos. Também pode ajudar a traçar planos de investimento. Algumas atividades são exclusivas desse profissional: a auditoria e as perícias contábeis. Para trabalhar como contabilista, é preciso ser registrado no Conselho Regional de Contabilidade.

O curso prepara o egresso para as seguintes funções:

a) Contador, exercendo a Contabilidade Financeira (ou Contabilidade Geral, ou Contabilidade Fiscal, ou Contabilidade Societária), a Contabilidade de Custos, a Contabilidade Gerencial e Estratégica;

b) Auditor, tanto Interna (com vínculo empregatício) quanto Independente ou Externa (profissional autônomo ou empresa de Auditoria);

c) Perito Contábil;

d) Analista Financeiro;

A Contabilidade Financeira ou Geral, quando aplicada a atividades específicas, assume uma nova característica, considerando-se as peculiaridades do ramo de atividade respectivo. Algumas dessas atividades precisam ser abordadas no curso, considerando, principalmente, as demandas regionais. Assim destacam-se a Contabilidade Pública, a Contabilidade Rural, a Contabilidade Bancária, a Contabilidade Hospitalar, a Contabilidade Industrial, a Contabilidade Comercial, a Contabilidade de Seguros e a Contabilidade de Entidades sem Fins Lucrativos.

A Auditoria Interna pode estar voltada exclusivamente para Controles Internos, Auditoria de Sistemas e de Gestão. O recém formado em Ciências Contábeis, com o registro no Conselho Regional de Contabilidade, já está habilitado para o exercício da Auditoria Independente ou Externa.

As perícias contábeis, judiciais e extrajudiciais, assim como Auditorias e outras atribuições são privativas dos profissionais contábeis (Resolução CFC n 560/83 - Art 3). Pode-se destacar como trabalho de Perícia contábil, a apuração de haveres e avaliação de direitos e obrigações do acervo patrimonial de quaisquer entidades, em vista de liquidação, fusão, cisão, expropriação no interesse público, transformação ou incorporação dessas entidades, bem como em razão de entrada, retirada, exclusão ou falecimento de sócios, etc.

Análise de crédito: analista externo de entidades para fins de concessão de crédito do ponto de vista da Instituição Financeira e Vendas a Prazo; Análise de desempenho: Analista interno que avalia indicadores de desempenho das entidades; Análise de investimentos: Analista externo que tem por objetivo, avaliar entidades para fins de investimento a nível de mercado de capitais, novos negócios, fusões etc.

e) Consultor;

f) Empresário da Contabilidade;

g) Outras áreas correlatas à formação (Investigador de Fraudes Contábeis, Pesquisador Contábil, Professor, Conselheiro, Controller, Auditor Fiscal etc.).

Portaria autorizada MEC n° 3.764, 12 de Dezembro de 2003, Publicada em DOU em 15 de Dezembro de 2003.
Portaria de Reconhecimento nº 570 de 21 de agosto de 2008 publicada no Diário oficial em 22 de agosto de 2008.

Número de vagas: 50
Titulação: Bacharel em Ciência Contábeis.
Duração: 4 anos – Regime Semestral – 8 Semestres
Turno: Noturno

Créditos Matriculados
Mensalidade: R$ 566,72 (Quinhentos e sessenta e seis reais e setenta e dois centavos)
Semestralidade: R$ 3.400,32 (Três mil e quatrocentos reais e trinta e dois centavos centavos) dividido em 6 vezes
A forma de reajuste vigente é baseada na variação do IGP-W / FGV.

Horários de Aulas

Matriz Curricular

Manual de Gestão de TCC

Manual de Gestão de TCC para o Professor