Preservando a tradição histórica.

Desde 1974 o Instituto Cultural do Vale Caririense vem cultivando, difundindo e incrementando as ciências, as artes e as letras em geral.

Nos seus 44 anos de existência, cerca de 143 intelectuais ocuparam as nossas cadeiras, formuladas com o patrocínio de importantes vultos das letras e das artes do Cariri.

O Berço do ICVC

A cidade de Juazeiro do Norte, foi escolhida pelo Professor Joaryvar Macêdo para ser o berço do ICVC. Localizada no sul do Ceará, Região Metropolitana do Cariri, Juazeiro é a principal cidade da região, formando um triângulo com Crato e Barbalha.

Visando o cultivo, incremento e difusão das ciências, artes e das letras em geral, bem como a preservação da tradição histórica e antropológica reginal, o Instituto mantem intercâmbio com entidades congêneres, uma biblioteca, um arquivo, um periódico e outras publicações, em que se dá a estampa trabalhos de criação literária, pesquisas, estudos ou levantamentos.

Preservando a história do Cariri

Juazeiro do Norte é um celeiro de histórias repassadas a cada geração por seus filhos cidadãos. Conhecida no mundo todo, a Terra do Padre Cícero carrega no seu desenvolvimento um acervo cultural que impressiona e conquista. Na literatura, não podia ser diferente, já que gerou artistas tão renomados como o príncipe dos poetas, Pedro Bandeira.

44 Anos de História

Inicialmente foi formado, a exemplo das academias de letras, espalhadas pelo mundo, por 40 cadeiras. Depois foram acrescidas outras 60, sendo que destas apenas 13 foram ocupadas. Atualmente o Instituto é constituído por 50 sócios titulares, vários sócios honorários, e muitos sócios correspondentes, espalhados pelo território nacional.

Ao longo de sua existência, o ICVC tem realizado um amplo programa de fomento a atividades lítero-artisticas, publicado 18 edições de seu Boletim e seus sócios tem editado muitos títulos em livros e artigos.

”A gente agradece a vinda do instituto para dentro da FJN, porque uma das nossas metas é zelar pelo patrimônio cultural da nossa cidade e da nossa região. Não é a toa que escolhemos para nome da nossa instituição de Juazeiro do Norte – temos nome, sobrenome e endereço“

— José Marcondes Landim
Diretor Geral da Faculdade de Juazeiro do Norte

Depoimentos

“Que a geração de nossos dias possa dedicar-se as letras, com qualificação para a pesquisa, dando continuidade e efetividade a cultura caririense, tão propagada e admirada por todos que dela participam ou tem noticias.”

Maria do Rosário Lustosa da Cruz Cadeira Nº 3, ICVC

“Parafraseando o grande pensador Confucio: "É preciso olhar o passado para poder planejar o futuro". Nesse sentido, acredito que o ICVC presta um papel fundamental de resgate histórico e cultural da nossa região.”

Patricia LinardDiretora do Centro de Empreendedorismo e Inovação

“Como aluno, acho que a preservação histórica é muito importante. Um instrumento como o ICVC pode ajudar na nossa formação cidadã.”

Vinícius Telles Aluno de Sistemas de Informação