No dia 30 de julho, a Faculdade de Juazeiro do Norte, em parceria com a JuáFarma, promoveram uma ação para o Dia D de Combate a Hipertensão no bairro Parque São Geraldo, em Juazeiro.

No evento, alunos do curso de Farmácia da FJN, orientados pelo professor Thiago Adolfo, disponibilizaram medição de glicemia, medição de pressão arterial, aconselhamento farmacêutico e ainda a degustação de alimentos saudáveis.

Após estagiarem durante o mês de junho na JuáFarma, Samara Mendes, aluna do 8º semestre, e Ísis Oliveira, 7º semestre, enxergaram a necessidade de uma ação desse porte devido a grande prevalência de hipertensão e diabetes no bairro.

“A hipertensão e a diabetes são doenças muito frequentes e silenciosas, então, percebemos que muitas pessoas têm pressão alta e também pressão baixa, e a gente orienta”, explicou Samara.

Foram beneficiadas cerca de 150 pessoas da comunidade local e estimulou o interesse dos alunos em cuidar das pessoas. Os acadêmicos ainda desenvolveram material informativo sobre as doenças e puderam vivenciar uma atividade voltada para atenção à saúde.

“A gente vive muito na prática e saber lidar com as pessoas, conversar, isso só se consegue com a vivência, não apenas com a teoria”, analisou Ísis.

O coordenador do curso de Farmácia, Alberto Malta Junior, esteve presente no dia e parabenizou a todos pela organização. Para ele, eventos assim apoiam a promoção da qualidade de vida das pessoas e ratificam o papel da FJN na construção de um desenvolvimento sustentável para a região.