No último dia 17,  por iniciativa de um grupo de alunas da disciplina de Citologia Clínica e do professor Allan Demetrius, aconteceu a palestra Saúde da Mulher: desmistificando os tabus e preconceitos da prevenção do câncer de colo de útero. A turma convidou a enfermeira e Mestre em Saúde da Família Elainy Fabrícia Galdino Dantas Malta para falar sobre o assunto. O momento foi promovido em parceria com a Comissão Permanente de Avaliação que viu a oportunidade de trazer o tema como proposta de cuidado para as mulheres da Faculdade de Juazeiro do Norte – FJN. De acordo com o presidente da CPA, Alberto Malta Junior, a FJN produz muito conhecimento que deve ser usado também em favor da comunidade universitária.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, o câncer do colo do útero é o terceiro tumor mais frequente entre as mulheres, atrás do câncer de mama e do colorretal, e a quarta causa de morte entre elas por câncer no Brasil. É provocado pela infecção persistente do Papilomavírus Humano –  HPV. A infecção genital por este vírus é muito frequente e não causa doença na maioria das vezes. Entretanto, em alguns casos, podem ocorrer alterações celulares que poderão evoluir para o câncer. Estas alterações das células são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também como Papanicolaou), e são curáveis na quase totalidade dos casos. Por isso, é importante a  realização periódica deste exame.

A Ouvidora da FJN esteve presente e fez uma avaliação positiva da palestra e da convidada, relatando que os conhecimentos compartilhados contribuíram para a saúde da mulher.