Anualmente, a Faculdade de Juazeiro do Norte promove uma Semana de Integração, com o objetivo de fomentar a relação entre Faculdade e comunidade, tanto do corpo colaborativo, quanto da parte discente. Neste ano, durante os dias 25 e 26 de abril, a FJN realizou a 7ª edição da Semana de Integração, com ciclos de palestra, atividades de extensão, I Maratona de Papéis , IV Maratona de Recolhimento de Medicamentos Vencidos e I Maratona de recolhimento de Lixo Tecnológico, além de Campanha de Doação de Sangue e Show de Talentos.

“Neste período, os estudantes da FJN trazem a comunidade para a faculdade e nossos alunos tornam-se sujeitos ativos no processo de promoção da saúde e responsabilidade social. Estas ações objetivam estimular o aluno à participação em experiências diversificadas que contribuam para a sua formação humana e profissional através de atividades que estimulem competências quanto a conhecimentos, habilidades e atitudes que permitam seu desenvolvimento profissional. Ou seja, o aluno tem a oportunidade de colocar em prática o que se aprende em sala de aula, bem como a valorização da integração dos discentes no processo de formação do ser humano”, afirma Milana Drummond, coordenadora pedagógica da FJN e uma das organizadoras do evento.

Nos dois dias, tivemos grupos de terceira idade, cerca de 80 indivíduos, no qual foram ofertados serviços como aferição de pressão arterial, teste de glicemia, orientação quanto aos medicamentos genéricos e ao uso e descarte correto de medicamentos, massoterapia, palestras sobre risco de queda na terceira idade e o uso de produtos naturais nordestinos com ação terapêuticos. Além disto, ofertamos atividades e palestras com grupos de gestantes, crianças e adolescentes de escolas públicas, agentes comunitários de saúde, tira-dúvidas sobre imposto de renda, entre outros.

Já as três maratonas possuíam um caráter de compromisso social. A Maratona de Recolhimento de Papéis Recicláveis recolheu quase 4 toneladas de papéis que foram convertidas em cestas básicas doadas para uma comunidade mais carente. Contamos ainda com as maratonas de Recolhimento de Medicamentos Vencidos e Recolhimento de Lixo Eletrônico. Todas lograram êxitos nos seus objetivos.

Na Campanha de Doação de Sangue, parceria com o Hemoce de Juazeiro do Norte, conseguimos a participação de 112 pessoas, ganhando destaque em matéria da TV Verdes Mares Cariri.

“Ao promover este tipo de evento, a FJN assume o compromisso de levar à comunidade os benefícios advindos da aquisição e da aplicação dos saberes acadêmicos. Como funciona? Publicamos edital de convocação de propostas para as atividades aos alunos, e este ano tivemos mais de 100 propostas lançadas por eles. Simplesmente as acatamos e damos o suporte necessário para elas ocorrerem. Portanto, este é um evento feito pelos nossos discentes. Deste modo, com a Semana de Integração dos Estudantes, a FJN considera a importância da educação e formação extra sala de aula para valorização do conhecimento na profissionalização e no exercício da cidadania”, afirma Milana.