De acordo com a Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer, essa doença já representa a primeira causa de mortalidade por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 18 anos no Brasil.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer, são mais de 10 mil casos novos por ano de câncer registrados nessa faixa etária. O Setembro Dourado representa um esforço para conscientizar a sociedade quanto à importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil.

Os alunos do curso de Farmácia da FJN, coordenados pela professora Socorro Silva, estiveram em praça pública em Barbalha – CE fazendo uma sensibilização da sociedade local e ainda buscando fortalecer o trabalho do Lar São Francisco (Associação Comunitária Lucas Dantas) que dá apoio a crianças com câncer e seus cuidadores.