Hoje, 17, a revista internacional Scientific Reports (Qualis A1) divulgou sua nova edição, na qual o aluno egresso da Faculdade de Juazeiro do Norte – FJN, Eli Carlos Martiniano, do curso de Enfermagem, publicou seu Trabalho de Conclusão de Curso, intitulado A INFLUÊNCIA DO ESTÍMULO AUDITIVO MUSICAL ASSOCIADO AO ANTI-HIPERTENSIVO SOBRE O CONTROLE AUTONÔMICO CARDÍACO (THE INFLUENCE OF MUSICAL HEARING STIMULUS ASSOCIATED WITH ANTI-HYPERTENSIVE ON AUTONOMIC HEART CONTROL). O trabalho foi orientado pela professora Dra. PhD Milana Drumond Ramos Santana, Diretora Acadêmica da FJN.

O artigo avalia a música como um método terapêutico para pessoas com hipertensão e que fazem uso de medicação anti-hipertensiva. Portanto, o objetivo é “analisar a influência do estímulo auditivo musical associado ao medicamento anti-hipertensivo no processo de controle autonômico cardíaco de pessoas hipertensas”.  Para realizar a pesquisa, foram avaliados 40 sujeitos que atendiam os critérios metodológicos. Por fim, foi considerado que o estímulo auditivo intensificou positivamente os efeitos da medicação sobre o controle autonômico cardíaco em pessoas hipertensas.

A FJN parabeniza a todos pela publicação em uma revista tão importante e conceituada. Um dos objetivos da instituição é incentivar os alunos a sempre estarem presentes em todos os âmbitos da faculdade: ensino, pesquisa e extensão.