Na última quarta-feira, 29, os alunos e professores dos cursos de Farmácia e Nutrição da FJN apoiaram um evento promovido pela Clinivitta – Clínica de serviços médicos em Juazeiro do Norte,  dedicado à prevenção e cuidado com a hipertensão. Eles orientaram as pessoas sobre alimentação saudável, orientação correta do uso de medicamentos e ainda a oferta de medida de glicemia.

Os coordenadores dos cursos da FJN manifestaram agradecimento à Clinivitta deixando abertura para futuros eventos e elogiaram a atitude da clínica. Para o professor Alberto, Coordenador do curso de Farmácia, “a clínica, além de estar buscando sempre atender de modo qualificado, age de maneira muito compromissada com a comunidade ofertando esse tipo de evento”.

De acordo com a 7ª Diretriz Brasileira de Hipertensão, a doença é condição clínica multifatorial caracterizada por elevação sustentada dos níveis pressóricos ≥ 140 e/ou 90 mmHg. Frequentemente, ela está associada com distúrbios metabólicos, alterações funcionais e/ou estruturais de órgãos-alvo, sendo agravada pela presença de outros fatores de risco (FR), como dislipidemia, obesidade abdominal, intolerância à glicose e diabetes melito.