A Faculdade de Juazeiro do Norte recebeu ontem (9) a equipe do HEMOCE para a realização de um dia de doação de sangue. O evento já faz parte da rotina da instituição: duas vezes por ano, liderados pela Professora Socorro Silva, os alunos do curso de Farmácia organizam o dia. Neste ano, foram coletadas 99 bolsas. A Professora Socorro Silva considerou satisfatória a mobilização dos alunos: “Mais uma vez, vivenciamos um dia que promovemos a doação de sangue e aprendemos sobre solidariedade, respeito à vida e generosidade”.

De acordo com o Ministério da Saúde, a doação de sangue é um ato altruísta e totalmente voluntário que pode salvar vidas. Dependem desse ato solidário pessoas que se submetem a tratamentos planejados e intervenções médicas urgentes de grande porte e complexidade, como transfusões, transplantes e intervenções oncológicas. O sangue é imprescindível também para que pacientes com doenças crônicas graves – como Doença Falciforme e Talassemia – possam viver por mais tempo e com mais qualidade, além de ser de vital importância para tratar feridos em situações de emergência ou calamidades.