Faculdade de Juazeiro do Norte
Formando os melhores profissionais

Parceria FJN e Clinivitta promove o Setembro Amarelo com palestra de prevenção ao suicídio

Publicado em: Novidades
Data de publicação: 11/09/2018

Na tarde da última segunda-feira, 10, a Faculdade de Juazeiro do Norte – FJN e a Clinivitta promoveram um evento em favor da conscientização do suicídio. O evento trouxe o Psiquiatra Cícero Arthur Borges de Carvalho, que falou sobre prevenção e destacou que o suicídio já representa a quarta maior causa de morte entre pessoas de 15-29 anos de idade, tem comportamento crescente entre os idosos no Brasil e que o país está em oitavo lugar no ranking de suicídios.

Nesse contexto, o médico recomenda que o melhor é a prevenção, que deve ser feita em três passos:

1) Risco. Há um risco da pessoa vir a se matar. Por isso, a primeira coisa a fazer é, cuidadosamente, conversar com o sujeito sobre as dificuldades que ele está passando na vida e questionar sobre ideias de suicídio.

2) Ouvir. O segundo passo é ouvir com atenção e respeito, sem julgar, recriminar ou se apressar em preleções morais ou religiosas.

3) Conduzir. Guiar a pessoa a um profissional de saúde mental.

Entre outros aspectos, o médico divulgou o número 188 e o trabalho do CVV – Centro de Valorização da Vida, que realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias. Veja mais no site oficial clicando aqui.
O Coordenador do curso de Farmácia, Alberto Malta Junior, esteve presente com outros docentes da Faculdade e considerou muito importante o momento ofertado. Durante o evento, os alunos e professores puderam esclarecer dúvidas e manifestar opiniões sobre o assunto.